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Paróquia Nossa Senhora das Mercês
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Pastoral da Comunicação - Sede Comunidade Bom Pastor

Pastoral da Comunicação

Aprovado em março de 2014, o Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil (Documento 99 da CNBB) define a Pastoral da Comunicação (Pascom) como eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Em sua missão, deve irradiar ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral, as quais ganham sentido na medida em que colaboram com a ação evangelizadora eclesial.

E é neste campo que atuam nossos agentes e profissionais da comunicação em nossas comunidades a nível paroquial. Mas o Documento da Conferência dos Bispos esclarece que o trabalho da Pascom não deve ser reduzido aos meios de comunicação, “pois ela é um elemento articulador da vida e das relações comunitárias”. A Pascom favorece o cultivo do ser humano enquanto pessoa que comunica valores, vivenciados a partir da Palavra.

Qual a Responsabilidade da Pascom?

É responsabilidade da Pascom estimular e prover os processos comunicativos das comunidades, suas pastorais e movimentos, além de divulgar e cobrir as ações paroquiais, estimulando todos a fazerem parte deste projeto de comunicação. Para isso, se insere em todos os meios de comunicação sociais disponíveis, como mídias sociais digitais, áudio visual e impressos, entre outros, para fazer chegar essa comunicação além dos muros da Igreja.

São seis frentes de trabalho para a atuação da Pascom:
  • 1 - Colocar-se a serviço de todas as pastorais para dinamizar suas ações comunicativas;
  • 2 - Promover o diálogo e a comunhão das diversas pastorais;
  • 3 - Capacitar os agentes de todas as pastorais na área da comunicação, especialmente a catequese e a liturgia;
  • 4 -Favorecer o diálogo entre a Igreja e os meios de comunicação, para dar maior visibilidade à sua ação evangelizadora;
  • 5 - Envolver os profissionais e pesquisadores da comunicação as reflexões da Igreja, para colaborar no aprofundamento e atualização dos processos comunicativos;
  • 6 - Desenvolver as áreas da comunicação, como a imprensa, a publicidade e as relações públicas nos locais onde não existem profissionais especificamente designados;

Tais ações da Pastoral, ensina o Documento 99, devem estar dentro de uma política global que gere comunhão e interatividade, alicerçada em quatro eixos: formação, articulação, produção e espiritualidade.

PQ N. Sra. das Mercês - PASCOM
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